22 maio 2013

Hierarquia escolar

Nesta Terça-feira (21) presenciei uma cena na minha sala que era uma aluna discutindo com a professora de Redação por causa da aula de artes. O certo, de acordo com a escola, era: metade da sala ir para o laboratório de Artes e a outra ficar na oficina de redação. A professora de Artes faltou, ou seja, todos os alunos ficaram na oficina de Redação. Uma aluna disse:

-Mas, isso é errado!
-Agora você tem o direito de decidir do que vai ter aula.
-Não quero decidir, quero protestar.
-Aqui quem manda não é você e sim a escola.

Não foi tocado mais no assunto. Eu fiquei pensando uma coisa: Somos os clientes e os professores são prestadores de serviços. Não somos subordinados a eles e sim eles a nós. Não temos que os obedecer.
Se nós pagamos, nós deveríamos ditar as regras e não eles. Os professores, ou melhor, os sistemas escolares são os principais responsáveis pelo desestímulo de estudo dos alunos. Vivemos numa ditadura   escolar: Não podemos usar celulares, não podemos usar a roupa que quisermos, não podemos expressar nossa opinião aos professores, não podemos ser felizes. Onde nós estamos?

Somos criados desde cedo para obedecer: Obedecer nossa mãe, obedecer Deus, obedecer os professores, obedecer autoridades, obedecer e obedecer e obedecer. Não temos pensamentos próprios e quando temos somos repreendidos. Falo por experiência própria. Não se deixe levar pela opinião do professor ou professora. 

Hierarquia escolar


Diretor ou Diretora
Coordenadora
Secretária
Orientadora
Professores
Psicóloga
Professores de apoio
Professor de Educação Física
Cara da Mecanografia
Alunos do Ensino Médio (principalmente 3º ano que se passar no Enem, faz propaganda para a escola)
Alunos do Ensino Fundamental I e II
Alunos novatos ou repetentes
Portaria


Essa é a Realidade!!! Somos ninguém. O pensamento deles é: Não precisamos de deles, ele precisam de nós. Para vocês, professores que reprimem os alunos a meros idiotas alienados._!_



Bjos, Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário